Basílica Imaculado Coração de Maria
Pastorais e Movimentos

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Desde a sua origem, a Igreja de Cristo vem servindo a todos os seus filhos mediante o serviço constante de dois tipos de ministérios: Ordenado (exercido pelos Bispos, padres e diáconos) e não ordenado (exercido pelos fiéis leigos, que constituem uma presença cristã, podendo oferecer uma valiosa colaboração aos ministros ordenados). Um destes importantes ministérios não ordenados, é aquele exercido pelos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, os MESCs. Trata-se de um Ministério, de caráter extraordinário, que, após uma formação adequada, é exercido quando necessário, ou seja, determinadas funções exercidas em situações muito específicas, cuja ação ministerial é a belíssima missão de levar Jesus Eucarístico aos enfermos e idosos, impossibilitados de irem à Missa. Participam, também, da distribuição da Eucaristia aos fiéis, nas missas, e, se necessário, na ausência e com o consentimento do sacerdote, podem presidir a Celebração da Palavra de Deus. Cabe ao MESC cuidar dos objetos sagrados e do Altar.

Para exercer este Ministério, é necessário a indicação do padre, sempre que houver necessidade de compor o número de ministros para atender às necessidades da Igreja. São homens e mulheres, que dão testemunho de sua fé, através de uma vida de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, que participam das Missas dominicais, e, que vivem em unidade e comunhão com a comunidade paroquial. Após a indicação, ele participará de um curso de formaçãoo, para que a Igreja o invista Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão, durante uma Missa presidida pelo Bispo.

O Grupo dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão de nossa Basílica, é formado por quarenta e nove membros, atuantes, que se revezam, através de Escalas de Serviço, entre as missas semanais e dominicais, colaborando, com os padres, na distribuição da Sagrada Comunhão e participação na Liturgia, e, levando a Eucaristia aos enfermos e idosos, em suas casas, hospitais e asilos, atendidos pela nossa Basílica, suscitando neles o desejo de receberem, também, os Sacramentos da Confissão e da Unção dos Enfermos, solicitando a presença do sacerdote. Se reúnem, mensalmente, para partilhar o Evangelho e tratar de assuntos relativos à Pastoral, como questões práticas, agenda de compromissos e eventos da Basílica, da Forania, do Vicariato e da Arquidiocese. Buscam a espiritualidade, através da Adoração ao Santíssimo Sacramento, tanto pessoal, como na Hora Santa da Comunidade, fazendo de Jesus Cristo o centro de sua vida, com dedicação integral à Igreja, aos enfermos e idosos, com disponibilidade e presteza.

E, se você conhece alguém ou tem um familiar, impossibilitado de ir à Igreja, participar das missas dominicais, mesmo que seja por um curto período, solicite a presença de um ministro extraordinário da Sagrada Comunhão, na Secretaria Paroquial.

 
 
 

(21) 2501-3553

Rua Coração de Maria, 66 - Méier - Rio de Janeiro/RJ