Basílica Imaculado Coração de Maria
Notícias da Igreja
 
 
23.Mai - A Celebração de Santa Rita de Cássia: orações pela paz

Tiziana Campisi - Vatican News


Por ocasião das celebrações da festa de Santa Rita de Cássia, a santa das “causas impossíveis”, Madre Maria Rosa Bernardinis, abadessa do Mosteiro de Santa Rita, em Cássia, declarou: "Dedicaremos nossas orações, no próximo dia 22 de maio, de modo particular, ao povo ucraniano e a todos os que sofrem nas guerras, para que haja paz, direito e dever para cada um de nós".


Com efeito, neste fim de semana, na cidadezinha da região italiana da Úmbria, estão previstas várias iniciativas: neste sábado (21/5), as celebrações de Santa Rita começarão, oficialmente, com o retorno da Tocha da Paz e do Perdão, acesa no último dia em 22 de março, em visita a Cracóvia, Polônia, que este ano é geminada com Cássia. Domingo de manhã, o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, presidirá à solene celebração Eucarística. A seguir, haverá a oração da súplica e a bênção das rosas, símbolos da taumaturga.


Durante as celebrações, Madre Maria Rosa faz seus sentidos votos: “Que o amor de Santa Rita possa tocar, em todos os lugares, o coração de quem precisa de carinho, conforto e coragem, e tornar possível um diálogo livre com Deus e o próximo e com Deus, a quem é prisioneiro do ódio. Neste período de conflitos, divisões e dificuldades, espero que a festa de Santa Rita seja uma nova aurora de esperança, fé e fraternidade para a Itália, a Europa e o mundo inteiro”.



Transmissão dos eventos


A maratona das transmissões ao vivo dos eventos volta de novo, neste fim de semana, com vídeos inéditos, em que as monjas narram suas histórias e abrem as portas dos locais do mosteiro não abertos ao público: galinheiro, horta, laboratório de artesanato; falam também de outras atividades, da apicultura à oração, da escuta à confecção de deliciosas bolachas. Com estas iniciativas, as monjas Agostinianas querem demonstrar sua proximidade com os devotos de Santa Rita, que colaboram com as obras de caridade do mosteiro, entre os quais a Casa de Santa Rita. Trata-se de um projeto que prevê a construção de um lugar de acolhida para as famílias dos enfermos do hospital de Cássia, que vêm de todas as partes da Itália. Através do site do mosteiro, os fiéis poderão participar da festa de Santa Rita, compartilhando suas intenções e pedidos de oração, baixando rosas virtuais. Enfim, poderão ser embaixadores do amor da santa das “causas impossíveis”, junto aos mais frágeis, fazendo suas doações para a construção da Casa de Santa Rita. Para apoiar este novo projeto, a Fundação Santa Rita da Cássia, sem fins lucrativos, arrecadará ofertas durante as transmissões. A maratona de vídeos apresentará também testemunhos, da Itália e do mundo, entrevistas e curtas-metragens sobre os episódios mais significativos da vida de Santa Rita.



Programa das celebrações


Segundo o programa das celebrações, na tarde deste sábado, haverá uma liturgia Eucarística, na Basílica de Santa Rita, presidida pelo Padre Alejandro Moral Antòn, prior geral da Ordem de Santo Agostinho. A seguir, haverá a entrega do “Prêmio Internacional Santa Rita 2022” e a comemoração da morte de Santa Rita. À noite, no centro de Cássia, haverá o desfile das bandeiras dos municípios de Valnerina e a procissão das autoridades civis, religiosas e militares e de uma delegação de Cracóvia, que se concluirá na Basílica de Santa Rita. Ali haverá a troca de presentes, entre os municípios geminados de Cássia com a cidade polonesa, e a acolhida da Tocha da Paz e do Perdão. Enfim, domingo, 22 de maio, dia da morte de Santa Rita, antes da celebração Eucarística, presidida pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, haverá a histórica procissão de personagens da vida de Santa Rita, proveniente de Roccaporena, cidade natal da Santa. Na noite de domingo, o reitor da Basílica, Padre Luciano De Michieli, presidirá a uma solene Santa Missa na intenção dos benfeitores do Santuário.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

(21) 99947-9009 (WhatsApp) | (21) 2501-4574 (fixo)

Rua Coração de Maria, 66 - Méier - Rio de Janeiro/RJ

Basílica Imaculado Coração de Maria