Basílica Imaculado Coração de Maria
Notícias da Igreja
 
 
21.Mar - Colômbia. Proclamar o dom da vida: "ser Igreja da vida e pela vida"

"Somos o povo da vida" é o lema escolhido pela Conferência Episcopal da Colômbia para a celebração da "Semana pela Vida 2023", que se realiza de 19 a 26 de março. A iniciativa visa promover a cultura da vida no país, de maneira especial, para proclamar o dom da vida e defender a vida da criança por nascer e a de sua mãe.


Ser Igreja da vida e pela vida


"É uma oportunidade de renovar nosso ser Igreja da vida e pela vida", destacou o Departamento para a Promoção e Defesa da Vida, que organiza a Semana, que é celebrada no âmbito da Solenidade da Anunciação do Senhor à Virgem Maria, no dia 25 de março.


Para a participação prática nesta semana, a Conferência Episcopal propõe uma reflexão sobre o valor da vida em três níveis (individual, familiar e comunitário) e três formas de assumi-la extraídas do Evangelho (anunciar a vida, celebrar a vida e servir a vida). Três oficinas pastorais e vários subsídios são propostos para este fim.


Defesa da vida, da família e da liberdade religiosa


Durante esta semana, através das plataformas de comunicação da Conferência Episcopal, serão divulgadas mensagens especiais para promover uma cultura da vida: fiéis e instituições são convidados a relançar estes apelos nos diversos espaços sociais e plataformas de comunicação digital.


Sobre este tema, a Conferência Episcopal da Colômbia organizou um encontro para desenvolver um diálogo entre representantes de diferentes Igrejas, setores políticos e universidades do país, cujo objetivo fundamental era contribuir com ideias para a construção e apresentação de projetos de lei sobre a defesa da vida, da família e da liberdade religiosa.


Referendo Pró-Vida



Entre os objetivos específicos do encontro, realizado em 13 de março, encontrava-se a identificação de pontos de interesse comum na agenda legislativa do país, para baseá-los em pesquisas técnicas, científicas e acadêmicas, a fim de apresentar projetos de lei relevantes nesta área.


Outro tema abordado foi o Referendo Pró-Vida: procura-se coletar pelo menos dois milhões de assinaturas válidas para consultar os colombianos sobre a emenda de três artigos da Constituição política a fim de proteger as crianças por nascer, assegurar a objeção de consciência e garantir que não haja "direito ao aborto" no país. Um processo para o qual o Conselho Nacional Eleitoral prorrogou o prazo até 15 de abril.


(com Fides)



 


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

(21) 99947-9009 (WhatsApp) | (21) 2501-4574 (fixo)

Rua Coração de Maria, 66 - Méier - Rio de Janeiro/RJ

Basílica Imaculado Coração de Maria