Basílica Imaculado Coração de Maria
Notícias da Igreja
 
 
06.Mai - Criada comissão para a revisão do Regulamento da Cúria Romana

Vatican News


Rever o Regulamento Geral da Cúria Romana para que "corresponda não só às Normas, mas também aos Princípios que inspiram o texto constitucional" da Praedicate Evangelium e seja "mais inerente às necessidades atuais" da própria Cúria. Há um mês da entrada em vigor da nova constituição apostólica, publicada em 19 de março passado, Francisco emitiu um Quirógrafo para formar o grupo encarregado de harmonizar a nova carta constitucional do Vaticano com as normas que atualmente regulam a vida nos dicastérios da Santa Sé.



Os membros nomeados por Francisco


As seis pessoas nomeadas por Francisco para a Comissão Interdicasterial são Dom Filippo Iannone, presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, o substituto da Secretaria de Estado, Dom Edgar Peña Parra, o presidente da Apsa, Dom Nunzio Galantino, Dom Marco Mellino como secretário, Padre Juan Antonio Guerrero Alves, prefeito da Secretaria para a Economia e o reitor da Universidade Lateranense, Vincenzo Buonomo.



Trabalho na Cúria mais eficiente


O objetivo do novo Regulamento, lê-se na nota que anuncia a criação da Comissão, é também "tornar as relações de trabalho na Cúria Romana e sua gestão mais sustentáveis e eficientes", oferecendo os "critérios para a redação das Ordines servandi, que toda instituição curial e todo setor deve ter".


Portanto, além das mudanças necessárias para que o Regulamento esteja mais em sintonia com as novas necessidades da Cúria, o Quirógrafo papal pede à Comissão que "expresse o seu parecer" sobre as Ordines servandi e sobre todas as instituições, escritórios e órgãos ligados à Santa Sé, "elaboradas em conformidade com o novo Regulamento Geral". E ao mesmo tempo oferecendo sugestões para "a elaboração de textos", a fim de torná-los coerentes entre si e fornecendo "também as regras e o caminho a seguir para sua futura atualização". Para este trabalho, especifica-se que a Comissão "contará com a colaboração de especialistas e funcionários da Cúria Romana que tenham competência e experiência". A Comissão, conclui o Quirógrafo, cessará suas funções quando o trabalho de revisão for concluído com a aprovação do Papa.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

(21) 99947-9009 (WhatsApp) | (21) 2501-4574 (fixo)

Rua Coração de Maria, 66 - Méier - Rio de Janeiro/RJ

Basílica Imaculado Coração de Maria