Basílica Imaculado Coração de Maria
Notícias da Igreja
 
 
14.Abr - Francisco visita Bento XVI

Salvatore Cernuzio - Cidade do Vaticano


“Esta tarde, pouco depois das 18h, o Papa Francisco foi ao Mosteiro Mater Ecclesiae, para visitar o Papa emérito por seu 95º aniversário. Depois de uma conversa curta e afetuosa, e depois de terem rezado juntos, o Papa Francisco voltou à Casa Santa Marta”, disse uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé.


Um hábito já bem consolidado em toda Páscoa e Natal. Também este ano Francisco quis visitar o Papa emérito Bento XVI para lhe apresentar pessoalmente as felicitações pela Solenidade da Páscoa. Na véspera do Tríduo Pascal e três dias antes de completar 95 anos (16 de abril), Jorge Mario Bergoglio foi na tarde desta terça-feira ao Mater Ecclesiae, o mosteiro no coração dos Jardins Vaticanos onde Joseph Ratzinger vive desde maio de 2013 , três meses depois de sua renúncia ao ministério petrino, conduzindo seus dias entre oração, música e leitura, assistido pelo secretário particular, o arcebispo Georg Gänswein, e um grupo de Memores Domini.



O primeiro abraço em Castel Gandolfo 


Já a partir desses os primeiros momentos de seu pontificado, poucos dias depois do Conclave que o elegeu 266º Sucessor de Pedro, Francisco iniciou a 'tradição' de encontrar seu predecessor, a começar pela primeira visita histórica do Papa recém-eleito, que foi de helicóptero até Castel Gandolfo, onde Bento XVI se hospedou algumas semanas antes de se mudar para o Vaticano.


Em vista das festividades ou por ocasião do Consistório com os novos cardeais, Francisco nunca quis deixar de realizar esse gesto de proximidade e cortesia para aquele que em uma entrevista no avião chamou de "um avô sábio em casa" e que em o Angelus de 29 de junho de 2021, o septuagésimo aniversário da ordenação sacerdotal de Ratzinger, chamou de "pai" e "irmão".



O "Feliz Páscoa" com os fiéis na Basílica de São Pedro


Também em 2017, era 13 de abril, quando o Papa Francisco foi ao Mater Ecclesiae para uma visita com duplo caráter comemorativo: a Páscoa e o 90º aniversário do Papa Emérito. Em 28 de março de 2018, o Pontífice voltou novamente na véspera do Tríduo Pascal, permanecendo meia hora em conversa com Bento na sala de estar do mosteiro. Em seguida, na Audiência Geral seguinte, em 4 de abril, pediu aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro que dedicassem um pensamento a seu predecessor: “O amado Papa Bento nos segue pela televisão. E todos nós lhe damos uma feliz Páscoa e um forte aplauso”.



Felicitações de Páscoa e aniversário 


Em 15 de abril de 2019, véspera do aniversário de Ratzinger, Francisco foi vê-lo à tarde e "o encontro - explicou a Sala de Imprensa do Vaticano na época - também ofereceu ao Papa a oportunidade de oferecer, com particular carinho, felicitações de aniversário ao Papa Emérito que fará 92 anos amanhã”.


As restrições impostas pela pandemia de Covid impediram um novo encontro na Páscoa de 2020, porém 'recuperado' em 29 de novembro daquele ano, quando Francisco acompanhou os onze novos cardeais criados no Consistório daquele dia em visita ao pontífice emérito. Este costume sempre foi renovado desde 2016. Nos dois primeiros anos, de fato, em 2014 e 2015, o Papa Emérito participou da celebração na Basílica de São Pedro.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

(21) 99947-9009 (WhatsApp) | (21) 2501-4574 (fixo)

Rua Coração de Maria, 66 - Méier - Rio de Janeiro/RJ

Basílica Imaculado Coração de Maria