Basílica Imaculado Coração de Maria
Notícias da Igreja
 
 
25.Mar - Igrejas da América Latina unidas ao Papa no ato de consagração ao Coração de Maria

As Igrejas locais da América Latina responderam ao apelo do Papa Francisco para que no dia 25 de março, quando na Basílica de São Pedro será pronunciado o Ato de Consagração ao Imaculado Coração de Maria da Rússia e da Ucrânia, os bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis de todo o mundo se unam em oração comunitária, "para que o povo santo de Deus eleve a súplica à sua Mãe de forma unísona". As celebrações estão previstas nos principais santuários marianos do continente, bem como nas paróquias, igrejas, capelas e famílias. Muitos deles serão transmitidos em emissoras nacionais e mídias sociais.



Peru


 


Dom Miguel Cabrejos, presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e da Conferência Episcopal Peruana, divulgou uma mensagem em vídeo na qual recorda como "desde 24 de fevereiro deste ano assistimos, através dos diversos meios de comunicação, a uma sangrenta guerra NA Ucrânia, onde já existem milhares de mortos e feridos, além de mais de três milhões de refugiados, que tiveram que buscar proteção nos países vizinhos”.


Dom Cabrejos recorda as palavras do Papa Francisco nas suas várias intervenções a favor da paz e sublinha: "nossos corações só podem chorar pelas crianças, pelas mulheres mortas, por todas as vítimas da guerra", insistindo que "a guerra nunca é a solução ".


Por fim, reitera que "a nossa força está na fé", e convida, em nome dos Bispos do Peru, "todos os irmãos e pessoas de boa vontade, para que, em cada igreja, paróquia, capela e lar, nos unamos ao Papa Francisco em 25 de março, para implorar a Deus o fim desta guerra”.



Brasil


 


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Nunciatura Apostólica marcaram uma Celebração Eucarística para o dia 25 de março, às 7h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, em sintonia com o convite do Papa Francisco. O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, presidirá a celebração, que será transmitida ao vivo por diversas emissoras de televisão e pelas redes sociais da CNBB.



Paraguai


 


A Conferência Episcopal Paraguaia une-se ao Santo Padre "acompanhando este momento do Santuário Mariano mais importante do país", dedicado à Virgem de Caacupé: o ato de Consagração será transmitido através de plataformas digitais e redes sociais. Os bispos sublinham: "Unimo-nos ao apelo feito pelo Papa Francisco aos crentes e não crentes de nosso país para que se unam em oração, cada um do lugar onde estiver, pela paz e pela cessação da guerra desencadeada entre dois países irmãos, Rússia e Ucrânia".



Bolívia


 


A Igreja da Bolívia une-se ao gesto do Papa Francisco com a celebração penitencial da Quaresma, que acontecerá na Basílica Menor de São Francisco, na cidade de La Paz. Da mesma forma, as diferentes jurisdições eclesiásticas da Bolívia se unirão em oração nas paróquias.



Argentina


 


Para coincidir com a hora da celebração de Roma, às 13h00, na Basílica de Nossa Senhora de Luján, o presidente da Conferência Episcopal Argentina, Dom Oscar Ojea, presidirá a Celebração Eucarística na qual se rezará pedindo o dom da paz para essas nações e para o mundo inteiro. Os santuários e dioceses do país participarão da celebração desta fervorosa oração pela paz entre os povos.



Nicarágua


 


"Na próxima sexta-feira o Papa, de Roma, e cada bispo em sua Catedral, cada sacerdote em sua Paróquia, e também gostaria de convidar cada leigo, em família, a juntar-se possivelmente entre as 7 e as 8 da noite, para fazer em família a consagração, a união de forças" exortou o cardeal Leopoldo Brenes, arcebispo de Manágua, Nicarágua. O cardeal insistiu no fato de que o Senhor" não se torna surdo, não se afasta das realidades que estamos vivendo, mas... o que o Senhor pede a cada um de nós, é que possamos experimentar a conversão, a mudança”.



Colômbia


 


A presidência da Conferência Episcopal da Colômbia está em Roma para alguns encontros pastorais, e os bispos participarão do ato de consagração presidido pelo Papa Francisco. O mesmo ato, no mesmo dia, será presidido por Dom Luis Felipe Sánchez Aponte, Bispo de Chiquinquirá, que celebrará a Missa no Santuário desta cidade mariana, que abriga a imagem da Padroeira da Colômbia. O Episcopado colombiano exorta todos os católicos a se unirem ao apelo do Papa Francisco neste dia em todos os cantos do país.



Costa Rica


 


Os bispos da Conferência Episcopal da Costa Rica se unirão a esta celebração da Igreja universal no Santuário Nacional e Basílica de Nossa Senhora dos Anjos em Cartago. A Missa pela Paz seguirá o Ato de Consagração. Todas as paróquias são convidadas a participar espiritualmente da celebração, ao mesmo tempo que o Papa o fará, via Internet ou outros meios de comunicação.


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

(21) 99947-9009 (WhatsApp) | (21) 2501-4574 (fixo)

Rua Coração de Maria, 66 - Méier - Rio de Janeiro/RJ

Basílica Imaculado Coração de Maria