Basílica Imaculado Coração de Maria
Notícias da Igreja
 
 
23.Fev - JMJ 2023: em Coimbra especial atenção aos estudantes

Rui Saraiva


Em tempo de pandemia e ainda de confinamento geral em Portugal, têm sido as redes digitais a possibilitar o encontro dos jovens que se vão preparando para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. As estruturas diocesanas de juventude estão a organizar-se com os seus Comités Organizadores Diocesanos (COD).


No som da Agência Ecclesia e na reportagem do jornalista Luís Filipe Santos damos hoje a conhecer o que tem feito a diocese de Coimbra, no centro de Portugal, através do testemunho do responsável diocesano Hugo Monteiro.


Secretariados e movimentos na organização


“Coimbra tem mais encanto na hora da despedida” é o refrão de um dos mais conhecidos fados de Coimbra. Este tipo de música tradicional entre os estudantes universitários de Coimbra terá também o seu lugar na dinâmica diocesana da JMJ para acolher os jovens e ajudar a dar frutos – diz Hugo Monteiro.


Na diocese de Coimbra foi estruturada uma organização para a JMJ 2023 que abarca vários secretariados diocesanos e movimentos. O Comité Organizador Diocesano de Coimbra é independente e aquando da sua formação foi divulgado a toda a diocese.


Já foram lançadas as várias plataformas digitais e nos dias 23 de cada mês há oração na Sé Velha de Coimbra. A escolha do local das orações teve também em conta a proximidade aos estudantes – refere Hugo Monteiro.


Na diocese de Coimbra, no trabalho para a JMJ 2023 tem sido desenvolvida uma especial colaboração com a pastoral universitária. 


A JMJ 2023 já tem site, logotipo e atividades nas dioceses portuguesas a cada dia 23. Recentemente foi lançado o hino da Jornada. Uma canção inspirada no tema da JMJ Lisboa 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc.1, 39).


Nas dioceses de Portugal, a JMJ 2023 está a ativar muito trabalho pastoral e disso continuaremos a dar nota nas próximas semanas.


Laudetur Iesus Christus


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

(21) 99947-9009 (WhatsApp) | (21) 2501-4574 (fixo)

Rua Coração de Maria, 66 - Méier - Rio de Janeiro/RJ

Basílica Imaculado Coração de Maria