Basílica Imaculado Coração de Maria
Notícias da Igreja
 
 
13.Dez - JMJ 2023: já teve início a campanha de angariação de voluntários

Rui Saraiva – Portugal


A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 lançou na semana passada uma campanha de angariação de voluntários. Com o lema “A Jornada Mundial da Juventude precisa de ti”, a Fundação JMJ Lisboa 2023 dirige-se a todos os que queiram ser voluntários no grande encontro da capital portuguesa, participando em diversas atividades fundamentais para o acolhimento dos jovens e na realização das várias iniciativas da JMJ que se realiza em Lisboa, de 1 a 6 de agosto do próximo ano com a presença do Papa.


Mobilizar jovens voluntários


 


Em comunicado enviado pela organização do evento, Margarida Manaia, Diretora de Acolhimento e Voluntariado da JMJ Lisboa 2023, afirma que “os voluntários são fundamentais na JMJ, porque participam ativamente na sua construção, mas sobretudo porque cada voluntário, com a sua alegria, generosidade, vontade de servir e acolher todos é a “cara” da própria JMJ! Será seguramente uma experiência inesquecível para cada voluntário!”.


Por sua vez, Ana Alves, Diretora de Comunicação da JMJ Lisboa 2023, afirma que “com o lançamento desta campanha procuramos sensibilizar e mobilizar todos aqueles que, em Portugal e no mundo inteiro, pretendam inscrever-se como voluntários para a JMJ Lisboa 2023 e ajudar-nos a acolher os jovens ao longo de todo o encontro”.


A nota de imprensa da JMJ Lisboa 2023 revela que a campanha vai ser divulgada não só em Portugal, mas também a nível internacional nas redes sociais da JMJ Lisboa 2023, e está intimamente ligada à primeira campanha que se dirigia às primeiras inscrições de jovens no evento com o lema “A Jornada Mundial da Juventude é para ti”. Uma campanha que teve o seu início com a inscrição do Papa Francisco.


Com esta nova campanha a organização do evento “pretende sensibilizar voluntários de curta duração para apoiar a organização durante o encontro, procurando mobilizar entre 20 a 30 mil voluntários. Os voluntários de curta duração deverão ter disponibilidade para duas semanas de serviço, sendo que a primeira semana será de formação e a segunda o encontro propriamente dito”, refere o comunicado da JMJ Lisboa 2023.


O site oficial do evento informa que “os voluntários da JMJ Lisboa 2023 estarão ao serviço dos peregrinos". "São um grande apoio na concretização das muitas tarefas que um evento desta dimensão exige. Serão primeiro um rosto simpático, seguro, disponível e capaz de ajudar quem precisa, ou encaminhar corretamente qualquer que seja a necessidade: informações gerais, dúvidas sobre os eventos, apoio às pessoas com mobilidade condicionada", pode-se ler no site da JMJ Lisboa 2023.


São vários os tipos de voluntários num evento desta enorme dimensão. "Alguns terão uma missão muito visível e em locais de destaque, e outros um papel mais discreto e igualmente crítico para que a JMJ aconteça", sublinha a organização.


Mais de 120 países inscritos


 


Entretanto, recordemos que no passado dia 23 de novembro, a organização da JMJ Lisboa 2023 revelou que “mais de 200 mil jovens de todo o mundo já iniciaram a inscrição no maior encontro com o Papa”.


Com efeito, a Jornada que vai decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023 teve um prometedor arranque das inscrições logo no primeiro mês. “Com representantes de mais de 120 países inscritos, provenientes não só da Europa, mas também de África e da América do Norte, Central e do Sul, a mobilização destes jovens para a inscrição reflete a diversidade de ter peregrinos de todo o mundo a participar na JMJ Lisboa 2023”, pode-se ler em nota publicada no site do evento.


O Comité Organizador Local (COL) revela que é da Europa o maior número de inscrições provenientes de Portugal e Espanha, mas também da Polónia e Itália. “No continente americano, os países com maior representatividade são os Estados Unidos da América, o Brasil, o México e o Equador. No continente africano, realça-se a inscrição de jovens provenientes de países como Moçambique, Angola e Guiné-Bissau, que historicamente têm uma maior ligação a Portugal”, refere a nota.


A JMJ Lisboa 2023 informa que os peregrinos que queiram “aceder a um conjunto de serviços, como alojamento, alimentação, transporte e segurança e kit do peregrino” deverão inscrever-se nas várias “opções de pacotes” disponíveis no site do evento.


A organização sublinha que é gratuito o acesso a todas as iniciativas da Jornada de Lisboa, nomeadamente a Missa de Abertura, Acolhimento do Papa, Via-Sacra, Vigília com o Santo Padre e a Missa do Envio.


Segundo informa a Agência Ecclesia, “a JMJ Lisboa 2023 é dedicada aos peregrinos de todo o mundo com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos de idade, sendo permitido que peregrinos de outras idades se inscrevam; os participantes com idade inferior a 18 anos têm obrigatoriamente de estar integrados num grupo e o seu cuidado é confiado a um adulto do grupo, com a devida autorização dos pais ou responsável legal”.


A agência católica de notícias salienta que os valores das inscrições variam entre os 50 e os 235 euros, dependendo da opção escolhida. “A todos os pagamentos efetuados até dia 31 de dezembro de 2022, será aplicado automaticamente um desconto de 10%; os pagamentos efetuados até dia 15 de março de 2023 usufruem ainda de um desconto automático de 5%. Os participantes que escolham um pacote com alojamento incluído, serão alojados em casas de família, pavilhões, escolas, ginásios, entre outros espaços coletivos”, informa a Agência Ecclesia.


De referir e fixar que no dia 5 de agosto depois da Vigília que será presidida pelo Papa, os peregrinos vão pernoitar no local da celebração, como nas outras edições. O Parque Tejo será o local e para tal será necessário que cada participante traga consigo um saco-cama.


A Rádio Vaticano e o Vatican News continuam a acompanhar a preparação da Jornada Mundial da Juventude que decorrerá em Lisboa em agosto de 2023.


Laudetur Iesus Christus


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

(21) 99947-9009 (WhatsApp) | (21) 2501-4574 (fixo)

Rua Coração de Maria, 66 - Méier - Rio de Janeiro/RJ

Basílica Imaculado Coração de Maria