Basílica Imaculado Coração de Maria
Notícias da Igreja
 
 
09.Fev - O'Malley: a carta de Bento XVI, um incentivo para fazer melhor contra os abusos

Vatican News


"A consciência nos fala se estivermos dispostos a escutar." Assim começa a declaração do arcebispo de Boston, nos EUA, e presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, cardeal Seán Patrick O'Malley, a respeito da Carta do Papa emérito Bento XVI publicada esta terça-feira, 8 de fevereiro, sobre o relatório acerca dos abusos na Arquidiocese de Munique e Freising, sul da Alemanha, que inclui também os anos de seu mandato. Um texto que contém uma "confissão" pessoal e dolorosa e um pedido de perdão pelos erros e falhas que ocorreram naquele contexto.



Um peso nas consciências






"O Papa emérito - escreve o presidente da Comissão que trabalha desde 2015 para responder à chaga dos abusos e para proteger suas vítimas - nos concedeu uma descrição íntima do drama de sua consciência moldada por uma vida de serviço a Deus e a seu povo". O mal sofrido pelas vítimas de abusos sexuais de menores por padres e religiosos e sua gestão de tais abusos pesa justamente e necessariamente na consciência."



Um incentivo para fazer mais e melhor


Olhando os efeitos sobre as vítimas de abusos e a Igreja hoje, o cardeal arcebispo de Boston observa que o "testemunho sóbrio" de Bento XVI reflete uma consciência de que houve momentos de profunda escuridão que marcaram os sobreviventes, mas acima de tudo indica que o reconhecimento dos "danos irreparáveis" causados pela Igreja e as falhas em evitar tais danos representam um "desafio" para aqueles que ocupam posições de responsabilidade hoje.


O convite premente é para fazer melhor. O "testemunho" e a profunda "honestidade" das admissões do Papa emérito, conclui o cardeal, deveriam ser um incentivo para todos defenderem aqueles que sobreviveram e proteger aqueles que hoje confiam nos cuidados da Igreja.



Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

(21) 99947-9009 (WhatsApp) | (21) 2501-4574 (fixo)

Rua Coração de Maria, 66 - Méier - Rio de Janeiro/RJ

Basílica Imaculado Coração de Maria