Basílica Imaculado Coração de Maria
Notícias da Igreja
 
 
31.Out - Papa: universidades católicas devem se tornar itinerários da mente rumo a Deus
Durante encontro com a ODUCAL, Leão XIV destacou o papel das universidades católicas na formação integral da pessoa humana e no diálogo entre fé e cultura.

O Papa Leão XIV recebeu nesta sexta-feira (31/10) os membros da Organização de Universidades Católicas da América Latina e do Caribe (ODUCAL), reunidos em Roma por ocasião do Jubileu do Mundo da Educação. O Santo Padre iniciou sua saudação dirigindo-se ao presidente da organização, padre Anderson Antonio Pedroso, S.I., jesuíta brasileiro e reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Leão XIV agradeceu a presença do sacerdote e de todos os representantes das mais de cem instituições que compõem a rede universitária católica do continente.


 


“A peregrinação de vocês a Roma é um sinal visível dos laços de colaboração e de afeto que devem caracterizar sua Organização. Entre as finalidades da ODUCAL está o progresso da educação superior católica e o serviço à sociedade, criando espaços de encontro entre fé e cultura.”


 


O Pontífice recordou a origem e a missão das universidades católicas, que nasceram “no seio da Igreja como centros incomparáveis de criatividade e irradiação do saber para o bem da humanidade”. Inspirando-se em palavras de São João Paulo II e do Papa Francisco, Leão XIV reafirmou que a universidade católica “continua sendo um dos melhores instrumentos que a Igreja oferece ao nosso tempo”, expressão concreta do amor de Deus pela pessoa humana.


 


Raízes e missão da educação católica na América Latina




Ao evocar as primeiras universidades do continente — como as de Santo Domingo, Lima e México — que surgiram graças à iniciativa de bispos, religiosos e missionários comprometidos em anunciar Cristo como “Caminho, Verdade e Vida”, o Papa, dirigindo-se aos reitores e educadores, sublinhou que as universidades católicas devem se tornar “itinerários da mente rumo a Deus”, formando pessoas integrais: “inteligências com sentido crítico, corações crentes e cidadãos comprometidos com o bem comum”.


 


“Com criatividade, e sabendo que a graça os sustenta, sigam em frente com a missão que a Igreja lhes confia”, exortou o Pontífice. Por fim, Leão XIV confiou o trabalho das universidades à Virgem Maria, Trono da Sabedoria, e pediu que todos permaneçam dóceis à ação de Cristo, “a própria Sabedoria”.


 


Fonte: Vatican News.


Fotógrafo: Reprodução de imagem de Vatican News.


Indique a um amigo
 

(21) 99947-9009 (WhatsApp) | (21) 2501-4574 (fixo)

Rua Coração de Maria, 66 - Méier - Rio de Janeiro/RJ

Basílica Imaculado Coração de Maria