Basílica Imaculado Coração de Maria
Notícias da Igreja
 
 
02.Dez - Paquistão. Núncio apostólico aos jovens: o estudo é crucial para o futuro de vocês

"A missão de vocês é espalhar esperança por toda parte, somos batizados como filhos da esperança. Não sejam depressivos, vocês são nosso futuro e não queremos que vocês se digam deprimidos. Para construir uma nação, precisamos que nossos jovens estejam firmemente alicerçados em valores morais. Como jovens cristãos, vocês são chamados a viver os valores cristãos da fé, esperança e amor: para construir uma sociedade com o bem, eu os exorto a viver estes valores", disse o núncio apostólico no Paquistão, o arcebispo Christophe Zakhia El-Kassis, dirigindo-se aos jovens de todas as dioceses do país do centro-sul da Ásia reunidos em Karachi para a cerimônia de encerramento do Ano da Juventude no Paquistão.


Que nada ou ninguém os prive de um futuro brilhante


O núncio apostólico também encorajou os jovens a se perguntarem o que podem fazer para construir uma nação próspera e pacífica, enfatizando a questão crucial da educação:


"A educação forma nossas mentes, ajuda-nos a viver uma vida saudável, dá-nos a experiência para confiar em nós mesmos, para enfrentar os desafios desta vida. Não permita que nada ou ninguém os prive de um futuro brilhante."


Exortação a "serem sinal de esperança"


Neste sentido, o núncio pediu aos jovens que não permitissem que os desafios e dificuldades que eles vivem no Paquistão os impedissem de seguir um percurso de educação sério, até os estudos superiores e universitários.


Por fim, concedendo a bênção especial do Papa Francisco, o prelado concluiu exortando os jovens paquistaneses a serem "um sinal de esperança: nossa fé se baseia na esperança de que um dia estaremos com Jesus e em seu Reino".


Uma das maiores populações jovens do mundo






Com 212 milhões de habitantes, o Paquistão tem uma das maiores populações jovens do mundo com 64% dos paquistaneses com menos de 30 anos de idade (dados do Serviço Mundial de Educação). O país tem uma alta taxa de crianças fora da escola: cerca de 22,7 milhões de crianças entre 5-16 anos, ou seja 44% do total, não estão recebendo educação (dados de 2017), enquanto a taxa de evasão escolar aumenta significativamente à medida que se sobe os níveis da educação.


 

Há uma taxa crescente de desemprego juvenil no país, e de acordo com o Índice de "Desenvolvimento Global da Juventude" (que usa parâmetros como educação, emprego, oportunidade, participação política para medir o progresso da juventude), o Paquistão ocupa o 154º lugar entre 183 países.


(com Fides)






Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

(21) 99947-9009 (WhatsApp) | (21) 2501-4574 (fixo)

Rua Coração de Maria, 66 - Méier - Rio de Janeiro/RJ

Basílica Imaculado Coração de Maria