Basílica Imaculado Coração de Maria
Notícias da Igreja
 
 
05.Set - Peru no Mês da Bíblia: nós também como "os discípulos a caminho de Emaús"

Com o lema "Discípulos a caminho de Emaús", a equipe bíblica da Comissão Episcopal Peruana de Catequese e Pastoral Bíblica organizou uma série de atividades especiais para o Mês da Bíblia, que é celebrado em setembro em muitos países latino-americanos - entre os quais o Brasil -, comemorando São Jerônimo, o primeiro tradutor das Sagradas Escrituras para o latim, cuja festa litúrgica é celebrada em 30 de setembro.


A fim de tornar a Palavra de Deus mais conhecida, foi preparado, em formato virtual e impresso, um renovado "Guia bíblico" como uma contribuição para se trabalhar sobre temas bíblicos durante o Mês da Bíblia.


Não é difícil nos identificarmos com os discípulos de Emaús


Como ressalta uma nota peruana, o tema deste ano - "Os discípulos a caminho de Emaús" - enfatiza a dimensão do "caminho" feito por esses discípulos, acompanhados por um Desconhecido que ilumina suas mentes oferecendo-lhes novas chaves para a compreensão das Escrituras, e assim faz com que seus corações ardam.


"Não é difícil nos identificarmos com aqueles discípulos que caminham preocupados 'com o que aconteceu' - sublinha a nota -, há tantas situações preocupantes em nossas comunidades cristãs, em nosso país e no mundo."


Quatro temas propostos para este Mês da Bíblia


"Também nós precisamos urgentemente dessa mesma pessoa, não mais desconhecida, mas esperada, para vir e iluminar e elevar os corações, para fazê-los arder com sua palavra abrasadora e o partir do pão", lê-se ainda.


Em linguagem simples, quatro temas são propostos para este Mês, oferecendo chaves de leitura do texto bíblico, sugestões para a oração e aplicações à vida: A caminho de Emaús; Jesus Explica as Escrituras; O partir o Pão; Retorno a Jerusalém.


Uma "Exposição Bíblica" e um "Festival da Juventude"


"Vivamos também a experiência daqueles discípulos que caminhavam rumo a Emaús: que os corações ardam novamente ao ouvir sua Palavra, e os olhos de fé possam vislumbrar a presença do Mestre quando parte o pão para nós", exorta o Guia bíblico.


Entre as várias atividades propostas para o Mês da Bíblia, o "Festival Bíblico das Crianças" já se realizou em modo virtual. Também no modo virtual, haverá um laboratório de Ciências Bíblicas, de 20 a 22 de setembro, e um "Dia de Oração", em 30 de setembro, sobre o tema "Bem-aventurados os pacificadores". Em presença haverá uma Exposição Bíblica, de 18 a 25 de setembro, e um "Festival da Juventude", no sábado 29 de outubro.


(com Fides)


Fonte: Vatican News

Indique a um amigo
 

(21) 99947-9009 (WhatsApp) | (21) 2501-4574 (fixo)

Rua Coração de Maria, 66 - Méier - Rio de Janeiro/RJ

Basílica Imaculado Coração de Maria